Quando Life is Strange saiu, foi um grande sucesso por conseguir trazer uma história intimista misturada com ficção científica que poderia muito bem ter saído de um filme indie de festival. Agora, a prestes do lançamento de Life is Strange 2, a DontNod lança uma demo meio spin off que vai introduzir os jogadores nesse novo jogo.

The Awesome Adventures of Captain Spirit é um jogo gratuito que serve como introdução ao novo jogo da franquia Life is Strange mas também conta uma história por si só. Jogamos com Chris, um garoto que vive com seu pai em uma casinha isolada no meio da neve, ele combate o tédio e a solidão criando histórias de personagens fantásticos e super-heróis. Durante o jogo você vai descobrindo mais sobre sua relação com seu pai e o mundo a sua volta, bem como o que aconteceu com sua mãe.

O jogo segue um padrão muito parecido com Life is Strange, pois a trama vai sendo contada muito mais com suas interações com o ambiente do que nas cutscenes em si. Se você seguir o jogo sem prestar muita atenção aos detalhes, vai ter um escopo da história, mas se explorar o ambiente terá uma trama mais rica com todas as suas nuances. Tal como o jogo original, o personagem aqui também tem “poderes” que podem ser ativados em momentos específicos, só que aqui isso é colocado de uma forma mais inocente e realista, fazendo todo o sentido com a trama.

Como alguém que sempre foi criativo e hiperativo, é impossível não se identificar com Chris. A sua ânsia para procurar o que fazer e se divertir em um sábado moroso é muito relacionável. O jogo te força a procurar interações e explorar o cenário, ajudando muito a contar a história. Tal como no Life is Strange original, um dos temas principal é a contemplação e enaltecimento das coisas simples da vida.

O jogo possui basicamente dois personagens e o pouco que vemos das interações deles é muito bem feita. É uma relação complexa que você só vai entender no final da demo. Mas recomendo você a explorar o máximo possível do jogo antes de fazer o que ele te pede, pois se você seguir para o objetivo final antes de explorar todas as possibilidades do cenário vai perder muito da história.

Os gráficos e o sincronismo labial do jogo melhoraram muito desde o Life is Strange Original mas a direção de arte do jogo ainda mantém um estilo cartunesco. Apesar das animações dos personagens ainda soarem muito travadas, isso se compensa com a ótima dublagem do jogo. A cereja no bolo é a trilha sonora maravilhosa de Sufjan Stevens (indicado ao Oscar pela canção original de Me Chame Pelo Seu Nome), outro padrão da franquia. Espero que o jogo final siga esse padrão com todos os personagens.

De acordo com os desenvolvedores, você não vai jogar com Chris no jogo final mas alguns personagens que apareceram aqui vão aparecer novamente. Existem já várias teorias sobre como as histórias vão se ligar, principalmente por causa da cena final do jogo.

The Awesome Adventures of Captain Spirit é um jogo intimista sobre inocência, maturidade e sobre heróis reais. Pessoas que nem sempre estão preparadas para os problemas que a vida apresenta, mas que mesmo assim conseguem desenvolver poderes para lidar com essas situações.  Uma ótima demo grátis e uma ótima forma de divulgar Life is Strange 2, que será lançado 27 de setembro de 2018. 

Comentários