Velho-Oeste é um tema bem recorrente nos jogos de tabuleiro. Ele sempre traz uma ambientação legal cheia de disputas entre mocinhos e bandidos e muito tiroteio. Colt Express mistura esses elementos de velho-oeste e o mistura com uma mecânica que lembra bastante jogos de plataforma.

No jogo, os jogadores controlam bandidos que estão tentando roubar um trem e levar o maior número de grana possível. O problema é que é cada um por si e esses ladrões vão se enfrentando para saber quem é o melhor ladrão, além de ter que lidar com um heroico xerife que se encontra no transporte e vai fazer de tudo para impedir esses assaltantes. O jogo utiliza um sistema de programação de ação onde os jogadores vão se movimentando, pegando grana e enfrentando os outros personagens em tiroteios.

Resultado de imagem para colt express

A primeira coisa que salta aos olhos em Colt Express são seus componentes, a ideia de usar um trem em “3D” chama bastante a atenção e dá realmente a impressão que o seu personagem está se movendo para baixo, cima, esquerda e direita como um bom jogo de plataforma. A arte do jogo é bem competente e tudo aqui é feito para imergir os jogadores na temática, existem inclusive componentes que são somente estéticos. Além disso, a mecânica do jogo se encaixa perfeitamente com a temática e você se sente em um filme de bang bang.

Outro aspecto que torna Colt Express muito divertido é a sua principal mecânica de programação de ação. Essa sacada que torna a partida bem caótica e desesperada. A mecânica funciona da seguinte forma: cada jogador, na sua vez, escolhe uma das ações disponíveis para realizar, enquanto os jogadores vão escolhendo as ações , uma cascata de cartas vai se formando. Somente ao final de todas as rodadas de todos os jogadores é que vamos resolver as cartas e ver o que aconteceu. Pode parecer meio confuso de início mas os players experientes vão começar a aprender padrões e observar e prever as jogadas dos seus oponentes, afim de aproveitar ao máximo cada rodada de jogo.

A proposta do jogo é ser leve e despretensiosa, mesmo jogando estrategicamente existem momentos em que você não tem como prever o que vai acontecer pois existem algumas rodadas em que as cartas são jogadas em segredo e você não sabe o que cada um vai fazer. Isso gera momentos frustrantes ou divertidos onde sua estratégia da rodada fica toda desregulada e você acaba atirando no nada e tentando pegar sacolas de dinheiro que não estão mais lá. Como a proposta do jogo é ser bem família, o ideal é que não exista muito stress durante a partida, mas alguns jogadores podem achar que a sorte é um fator muito determinante.

A ótima sacada do jogo é realmente adicionar essas cartas ou mecânicas que podem mudar os seus movimentos do turno, gerando uma tensão e momentos divertidos quando as coisas acabam dando muito certo ou muito errado. Dúvida e segredo geram diversão, logo, ao final de cada rodada, sempre vão haver momentos de mistérios e surpresas que trazem aquele gostinho do desconhecido.

Resultado de imagem para colt express

Essa proposta de ser despretensiosa e mais família traz um certo desbalanceamento no jogo, principalmente por causa das habilidades especiais de cada jogador. Os poderes são tão desbalanceados que até podemos fazer um rank dos melhores para os piores. Existem personagens muito apelões e outros bem toscos, isso pode fazer muita diferença nas primeiras partidas mas jogadores mais experientes vão saber lidar com qualquer personagem e esse desbalanceamento não vai influenciar muito o decorrer da partida.

Apesar de ser algo bastante interessante e diferente, o layout do “tabuleiro” em três dimensões pode gerar problemas para alguns jogadores de visualizar seus personagens ou tokens por causa de problemas com ângulo, foi uma escolha dos criadores de trazer imersão mas perder um pouco de visibilidade dos jogadores.

Resultado de imagem para colt express

Colt Express é um jogo muito divertido e leve que vai trazer bastantes risadas e frustrações nos jogadores. Eles vão dar tiros, socos e roubar uns aos outros, as suas ações planejadas podem dar errado ou o final da rodada pode acabar lhe satisfazendo de formas que você nem imaginou. De toda forma, é diversão garantida.

Duração da Partida: Aprox. 40 min.
Número de Jogadores: 2-6
Vende no Brasil? Não 🙁
Preço Aprox.: R$220,00