Vou confessar, eu sou um refém da temática. Jogos com temáticas sem graça, comumente encontrados nos Eurogames não chamam minha atenção, pois os mesmos devem possuir uma mecânica super elaborada para poder sobrepor o tema “boring”. E é aqui que Biblios me chamou atenção, pois a temática do jogo fala de Monges Copistas que precisam conseguir as melhores tintas, ferramentas e escrituras para fazer os melhores escritos. Realmente, não existe limite para a criatividade dos Game Designers

Biblios é um Card-Game para até 4 pessoas que usa duas mecânicas bem simples: Leilão ( onde os jogadores vão oferecer dinheiro para comprar recursos e quem der mais ganha) e Set Collection (algo muito comum em jogos de baralho onde você tem que juntar um número de recursos específicos para ganhar mais pontos. E é incrível como um jogo simples desse pode divertir tanto.

O jogo funciona em duas fazes. Na primeira, chamada de “Gift Phase” (Fase dos presentes), os jogadores vão puxando cartas e escolhendo se vão ficar com ela, se vão dar para os outros jogadores ou se vão deixá-las em segredo para a segunda fase. Nesse momento o jogo utiliza de uma mecânica de “Press Your Luck” (Pressione sua sorte), muito conhecida no jogo Blackjack, onde você vai puxando cartas, uma por uma, e vai decidindo o que fazer com ela, se vai esperar por cartas melhores ou vai parar por aí. Na segunda fase, as cartas que ficaram para o leilão vão ser leiloadas, os jogadores vão oferecer dinheiro ou cartas para comprar outras cartas e fazer suas coleções. O objetivo no final é ser o jogador com o maior número de pontos no maior número de categorias, pois cada categoria vai dar uma pontuação diferente. Essa pontuação é definida por dados que, não são usados para serem jogados, e sim para definir quantos pontos aquela categoria vale. O uso de dados é interessante pois ele é usado como um marcador e não como um sistema de sorte.

Uma grande vantagem do jogo é que ele é muito rápido, jogadores experientes podem terminar uma partida em menos de 20 minutos e geralmente todo mundo quer jogar mais uma vez, se revelando um ótimo “filler” para se jogar entre jogos mais demorados. Outro fator a ser apontado é a arte e trabalho gráfico do jogo, as artes são lindas e a caixa é ótima para decoração, pois ela lembra uma bíblia quando se coloca na prateleira, algo que trabalha muito bem com o tema. Infelizmente o tema é muito solto no jogo e não é bem trabalhado, o que acaba fazendo com que os jogadores percam a imersão e se preocupando mais com os números nas cartas do que com sua arte.

Biblios é um ótimo jogo para apresentar para novos jogadores e uma diversão rápida e competitiva, você com certeza vai querer jogar umas 2 ou 3 partidas em seguida. Ele é um jogo pequeno e até barato no exterior mas infelizmente ainda não é vendido no Brasil.

Nome: Biblios
Lançado no Brasil: Não.
Número de Jogadores: 2-4
Preço: Aprox. $20.00

Comentários