Apesar da condenação geral de que futebol não se deve ser jogado por meio de consoles, FIFA Football ou FIFA Soccer é o título de jogos de esportes mais vendido no mundo, com mais de 280 milhões de cópias vendidas. Lançado anualmente pela EA Sports, saiu para o mercado pela primeira vez em 1993 e o seu diferencial, em relação aos outros, é que ele tinha a licença oficial da própria FIFA, que é somente a organização que coordena o futebol mundial. A maior vantagem dessa franquia de jogos é ter licença para usar várias das ligas internacionais, e, assim, pode-se jogar com a celebridade futebolística que você quiser, pois tem permissão para usar não somente as ligas reais, como os clubes, nomes e aparências dos jogadores. Com toda essa evolução de jogos, você sabia que pode fazer apostas on-line sobre absolutamente qualquer jogo de futebol?
A tecnologia tem permitido facilidades, tanto no realismo que é imputado em cada lançamento da série, por exemplo, quanto em brincar com esses jogos e ganhar um extrinha usando a internet para isso. Um desses sites que irá agradar aos fãs de FIFA é o esporte campobet ao vivo (https://campobet.com/br/sport/live), para aqueles que gostam de aumentar as emoções sentidas durante as partidas. Além da típica competitividade, pode-se acrescentar uma aposta e aumentar a ansiedade, de maneira positiva, para se ter resultados assertivos. Claro, não serve somente para jogos virtuais, como os ao vivo – no qual se acompanha com certa agitação.
Essas apostas esportivas ao vivo são uma nova maneira de se viver essas emoções causadas pelas partidas de futebol, ou de outros esportes, se for o caso, e permite que possa aumentar seus conhecimentos relacionados aos jogos.
A história dos jogos da série FIFA
Como dito, a série nasceu em 1993, mas isso não quer dizer que não existissem outros jogos do tipo, como Kick Off ou Sensible Soccer. Para a época, eram considerados muito divertidos. Infelizmente para eles, a EA veio para abalar as estruturas ao conseguir a licença da própria FIFA. Além disso, foi o primeiro a ter uma perspectiva 3D isométrica, ao contrário da visão de cima, tão comum em jogos da época. O game veio para revolucionar. Até mesmo o seu slogan era matador: “FIFA International Soccer has it all… experience sheer brilliance“. Para aumentar esse sucesso, ele foi lançado para todas as plataformas possíveis da época, passando do PC até o Master System e o SNES.
Com o seu estrondoso sucesso, obviamente que a Eletronic Arts correria para reforçar essa parceria, e, por volta de 1994 -1995, começou a acrescentar as equipes mundiais no jogo. Em 1996, já estava totalmente em 3D, com direito ao nome dos jogadores reais, e no FIFA 97 o game passa a ter um comentarista para as partidas – algo que permanece até os dias atuais, emulando perfeitamente uma partida real de futebol.
Claro que nenhuma história de sucesso vem sem desafios e logo a Konami lançou um jogo à altura: World Soccer Winning Eleven, para o PS1, e possuía uma jogabilidade mais tática – o que o destacava do FIFA. Em um futuro próximo, essa franquia da rival seria conhecida como Pro Evolution Soccer, elevando ainda mais o nível da competição. Claro que a EA não deixaria a peteca cair, e não só aumentou os títulos da série, como adicionou mais equipes, mais jogadores, modos e jogos e, pode parecer besteira, porém, foi um estouro: música! FIFA: Road to World Cup 98 teve o prazer de obter a música Song 2, dos Blur. Pode ser que de cabeça você não lembre dela agora, mas se tocar, sua memória irá imediatamente disparar a letra para o seu cérebro e estará cantarolando e se animando com ela. Com o tempo, foram acrescentando cada vez mais canções famosas e hoje é praticamente uma marca registrada.
Aproveitando a vibe competitiva que o futebol exala, a EA se aproveitou disso e estabeleceu uma competição oficial: a Interactive World Cup, que se mantém até hoje, mas com o nome FIFA eWorld Cup. Também, nada besta, o FIFA foi incluído nos jogos mobile em 2006, que eram extremamente básicos por conta da tecnologia da época, até que chegamos na era dos smartphones e as coisas melhoraram.
Agora, a novidade que mais atingiu o público foi a implementação do Ultimate Team que, no FIFA 09, era um extra pago à parte, sendo basicamente uma “coleção de cromos”, que pode ser comprado com dinheiro real ou virtuais, obtidas ao se vencer partidas ou trocando com pessoas por meio do mercado de transferências. Esses cromos são usados para criar a equipe perfeita, com variados jogadores de diferentes países e equipes. Essa versão serve como um jogo por si só e é um dos componentes mais importantes, atualmente, para muitos fãs.
Entretanto, nem tudo é flores. Em 2013, houve uma petição para que as equipes femininas fossem acrescentadas aos jogos. No primeiro dia, ele obteve 20 mil assinaturas, o que foi o suficiente para convencer a EA de que, assim, os times femininos também existem e as pessoas querem eles no jogo. Ainda demoraram 2 anos até acrescentarem os times. Uma pitada de machismo estrutural nos games, nada de novo sob o sol.
A partir do FIFA 17, criou-se algo completamente novo (para os jogos da FIFA, claro): o modo história, em que você é uma jovem estrela do futebol e tem que gerir a sua carreira, tomando diversas decisões que vão impactar a sua estrada nesse ramo, além da vida pessoal e familiar, sendo basicamente uma novela interativa. Esse modo é chamado de “A Caminhada” (o que me meio que parece nome de novela do SBT).
A edição deste ano, 2021, traz de volta o modo Volta Football, com as partidas de futebol de rua, assim como o modo carreira e o FIFA Ultimate Team. Há novas formas de fintar, melhorias na inteligência artificial, criação de jogadas – sendo mais simples de controlar os colegas de equipe, além de um sistema de colisões que promete ser mais realista. Ele está em pré-venda, sendo lançado apenas dia 9 de outubro.