Projeto de Joe Santos dá vida aos mitos nacionais numa linguagem acessível e atraente para o grande público

01Os mitos brasileiros e as histórias nas sacadas de casas do interior fizeram minha infância, onde meus avôs, tios e alguns parentes distantes sentávamos ao fim da noite para contar causos com a veracidade de terem vivido tais narrativas, cheias de misticismo e criaturas assustadoras. E esses causos fizeram parte de minha infância sempre trazendo grande curiosidade sobre de onde surgiram e como todos esses mitos brasileiros renderiam grandes epopeias para serem trabalhadas em várias mídias de entretenimento.

Eis que zapeando na internet me deparo com artes incríveis e uma releitura de vários desses mitos, ai tudo aquilo que eu sempre quis ver, estaria realmente acontecendo. Alguém pegando essas histórias do nosso folclore e adaptando para uma linguagem mais próxima e atraente para o novo público. Eu falo do projeto Guerreiros Folclóricos.

O projeto criado por Joe Santos e em desenvolvimento com o estúdio baiano Unique Entretenimento Digital apresenta a proposta de um Game 3D baseado nas lendas brasileiras, trazendo como protagonista um índio, mas não um índio qualquer, um personagem cheio de poderes chamado Kambaí. Kambaí é ligado a várias histórias do verdadeiro Saci, inclusive referenciando um livro escrito por um índio, Olivio Jekupé, chamado “Saci Verdadeiro”.

02Com um enredo bastante intrigante, o jogo nos apresenta essa nova visão desses mitos com o seguinte plot:

“Houve uma época onde as criaturas do mundo de Akakor tinham acesso temporário à nossa realidade, alguns para preservar e proteger a natureza, outros para atacar e aterrorizar suas vítimas.

Sob o comando do Saci, criaturas malignas tentaram tomar o controle da Terra pois acreditavam que a raça humana não era digna de tal dádiva. Mas para isso precisariam derrotar Kambaí e corromper os seres lendários responsáveis pelas leis antigas de preservar o equilíbrio entre as duas existências. No entanto, enfraquecido pela perda do elo com uma de suas formas, o Saci foi derrotado e enviado de volta ao o Mundo das Lendas.

Aproximadamente 300 anos após seu banimento, o Saci, agora rei de Akakor, procura juntamente com seus aliados uma nova maneira de invadir a Terra para punir os humanos e tomar o poder.

06Para evitar que isto aconteça, Kambaí, um lendário guerreiro indígena, é transportado para o Mundo das Lendas com o objetivo de livrar aquele reino do maligno Saci e de seus aliados. Mas para isto, enfrentará criaturas monstruosas que tentarão impedi-lo de cumprir seu objetivo.”

Todo o projeto é feito com bastante estudo e conta com a consultoria do historiador Daniel Sena. Segundo Joe, eles não pretende parar por ai, onde será lançado um livro escrito pelo autor Mogg Mester (A Auriflama Do Caos) e há também o desejo de adaptar a história para as HQs.

Se ficou curioso e deseja muito ver esse projeto tão rico sendo realizado, Guerreiros Folclóricos está na plataforma colaborativa de crowdfunding (clique aqui), possibilitando acompanhar todo o andamento do projeto, entre outras informações como recompensas. Visite também a página do projeto no Facebook!

Patrocinado

Comentários