Wagner Moura Paulo Freire Wagner Moura Paulo Freire

Wagner Moura vai estrelar cinebiografia sobre o educador Paulo Freire

A Folha de S. Paulo divulgou que Wagner Moura vai estrelar “Angicos”, cinebiografia sobre o educador Paulo Freire.

Com o roteiro e direção de Felipe Hirsch (Severina), o filme tem apoio do Instituto Paulo Freire, e foi escrito em parceria com escritor Itamar Vieira Junior. Adriana Tavares, da Café Royal, junto de Cenya e Reagent Media estão na produção. Egberto Gismonti estará na trilha sonora.

A trama vai acompanhar o experimento pedagógico que Paulo Freire realizou, ainda na década de 1960, no sertão do Rio Grande do Norte. Na época, ele conseguiu alfabetizar mais centenas de pessoas em pouco tempo, utilizando-se de uma pedagogia mais próxima da realidade daquelas pessoas.

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire possui renome internacional. Atuou na América Latina, especialmente no Chile, durante o Regime Militar no Brasil, e palestrou por vários países da Europa. Suas obras são regularmente indicadas nas principais Universidades da Alemanha, EUA, Canadá e Itália – por exemplo – e editadas para vários outros idiomas.

Paulo Freire nasceu em 1921, e faleceu em São Paulo, no ano de 1991.

Wagner Moura está em ascensão no mundo do entretenimento audiovisual. Ele acabou de estrelar como a voz original do Lobo em Gato de Botas 2. Ao lado de Elisabeth Moss, também esteve na série Iluminadas, e estará no elenco da série Sr. e Sra. Smith. Moura também participou de Agente Oculto, da Netflix, e protagonizou Sergio junto de Ana de Armas.

Como diretor, Wagner Moura lançou Marighella, filme com Seu Jorge estrelando. Ele também é votante no Oscar.