Após quase cinco meses, a greve dos roteiristas em Hollywood está prestes a encerrar. Segundo a Deadline, na noite do último domingo (24), o sindicato dos roteiristas (WGA) chegaram a um acordo junto aos produtores e a paralisação dos escritores deve encerrar nesta semana.
O acordo é provisório, mas é dito que comtempla todos os pontos que o sindicato estava questionando com a greve, que dura desde maio deste ano. Uma reunião e votação dos membros estará acontecendo nas próximas horas e a paralisação dos roteiristas pode terminar até quarta-feira (27). A greve dos atores ainda continua.
De acordo com os líderes da negociação pelo WGA, “Podemos dizer, com grande orgulho, que o acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativas para os roteiristas em todos os setores filiados”.
Em 2008 – na greve dos roteiristas em Hollywood, o acordo entre a WGA e a AMPTP foi anunciado no dia 09 de fevereiro e confirmada poucos dias depois, no dia 12 do mesmo mês. Algo deve acontecer nos mesmo moldes. A greve daquele ano durou pouco mais de três meses, começando em novembro de 2007 e terminando em fevereiro de 2008.
O SAG negocia com AMPTP (associação dos produtores e estúdios) para rever a estrutura do pagamento de residuais aos escritores na TV e streaming e também sobre a questão de uso da inteligência artificial (A.I.) na indústria audiovisual norteamericana.
Com as negociações avançando, o acordo será firmado e válido para os próximos 3 anos – onde será revisto pelo sindicato (WGA) junto ao AMPTP.
via Deadline / THR.