Mais do que o sobrenome, os irmãos Petrus e Bárbara Cariry dividem também uma missão: desbravar os encantos da cultura nordestina através de suas obras. Diretores de cinema, ambos usam seu espaço e obras para explorar o nordeste brasileiro e agora miram o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Em 2022, o documentário “A Jangada de Welles”, dirigido por Petrus ao lado do também cearense Firmino Holanda, chegou ao circuito nacional após ser exibido em mais de 20 festivais de cinema em 10 países e uma sucessão de críticas positivas. O longa, que conta com Bárbara assinando a produção executiva, revisita a passagem do cineasta norte-americano Orson Welles no Brasil, em junho de 1942. Assista ao trailer:
Welles filmava o documentário “It’s All True” (“É Tudo Verdade”), sobre o carnaval carioca quando decidiu incluir um episódio sobre os jangadeiros cearenses. Durante as filmagens, o líder dos pescadores, Manuel Jacaré, acabou morrendo em um trágico acidente nas águas da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o filme ficou inacabado.
Sucesso de crítica, o documentário apresenta filmagens na praia de Iracema e nas dunas de Mucuripe, em Fortaleza, no Ceará, e, sob as perspectivas nordestinas de Holanda e Cariry, evoca a memória dos jangadeiros que lutavam, durante o Estado Novo, por direitos trabalhistas.
Partindo também do litoral cearense, o filme infanto-juvenil “Pequenos Guerreiros”, de 2021, primeiro longa-metragem de Bárbara Cariry, desbrava a cultura do interior nordestino através do olhar infantil. O longa gira em torno de uma família de pescadores, do litoral do Ceará que decide viajar para o sertão, indo até a cidade de Barbalha, na região do Cariri, com o objetivo de pagar uma promessa durante a Festa do Pau da Bandeira. Mas as crianças inquietas e curiosas transformam a viagem em uma grande brincadeira e aprendizado sobre o mundo, a partir de um percurso que mergulha pela cultura nordestina ao cruzar com artistas de rua, parques de diversões, salas de cinema e paisagens deslumbrantes.
Com première mundial na competição do Children’s Film Festival Seattle 2021, importante festival internacional de cinema infanto-juvenil, “Pequenos Guerreiros” participou dos principais festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Musical e Melhor Figurino no 17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões 2022 e de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2022.
No elenco, estão Bruno Goya, que interpreta o pai Cosme, Georgina Castro, que vive a mãe Maria, Juan Calado, que dá vida ao filho Benedito e Daniel Almeida e Lara Ferreira, que fazem os papéis dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna. O roteiro foi escrito por Bárbara e Rosemberg Cariry, a partir das próprias lembranças de infância da diretora, que também assina a produção executiva e montagem do filme, ao lado de seu irmão Petrus Cariry, também diretor de fotografia do longa, e a produção é da Iluminura Filmes.