A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou que o filme selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar é Marte Um, de Gabriel Martins.
O filme vai representar o país na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o Oscar, que vai acontecer em 12 de março de 2023.
“A escolha de “Marte Um” para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. “Marte Um” sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, comentou Bárbara Cariry, presidente da comissão.
A trama acompanha uma família negra de classe média baixa que tenta manter seus sonhos vivos após a eleição de um governo presidencial conservador.
Cícero Lucas (Deivid), Rejane Faria (Tércia), Carlos Francisco (Wellington) e Camilla Damião (Eunice) estão no elenco. Esse é o segundo longa do cineasta Gabriel Martins (o primeiro solo, sem a parceria de Maurilio Martins, com quem fez “No coração do mundo”).
Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou no Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto, depois de ser premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri).