A estreia nos cinemas do filme Central do Brasil, de Walter Salles, completa 25 anos nesta segunda, dia 3 de abril, e, para comemorar a data, o Canal Brasil exibe uma entrevista exclusiva com a atriz Fernanda Montenegro, no Cinejornal, às 17h30. O longa-metragem poderá ser conferido em seguida, às 18h. No papo com a apresentadora Simone Zuccolotto, a protagonista conta como foram as filmagens e fala sobre o sucesso surpreendente do filme, que se tornou um clássico do cinema brasileiro. “Foi um filme de produção pequena, modesto, nada buscando ser enorme. Mas o acaso tem sempre a última palavra, isso é uma frase básica da Simone de Beauvoir, e o acaso fez esse filme ir pelo mundo. O filme foi pelo mundo e onde ele foi, ele foi bem recebido”, conta Fernanda Montenegro.
A atriz revela também que a personagem Dora foi uma surpresa em sua vida, pois sempre teve filmes que tratavam da temática do feminino como referência e, surpreendentemente, foi convidada para dar vida a uma mulher tão forte e inspiradora. “O nosso cinema, mais contemporâneo, é muito sobre o homem, sobre a atitude do homem, do líder, do chefe, do que ganha ou do que perde… mas por uma coincidência estranha, eu fiz esse filme onde a mulher tem uma posição muito presente e consequente no desenvolver do roteiro e da qualidade humanista e social do ser mulher. Esse é um personagem lindo, porque eu sou do tempo em que ser normalista, para a mulher, era um ato de grande afirmação social, do feminino. É um personagem muito rico”, afirma.
Além de Fernanda, Simone entrevista também Vinícius de Oliveira, intérprete do menino Josué. O ator lembra como foi a escalação para fazer o filme, quando era engraxate no aeroporto Santos Dumont e tentou engraxar o sapato do diretor Walter Salles, mas ele estava de tênis. O menino então pediu um lanche e Walter se encantou pelo seu carisma e desenvoltura, e o convidou para o papel. Vinícius contou um pouco de sua experiência em sua estreia como ator e ressaltou a generosidade e parceria que sentiu de Fernanda Montenegro, que ele definiu como essenciais para o sucesso do filme.
Cinejornal – Entrevista com Fernanda Montenegro
Horário: segunda, dia 3, às 17h30