Com uma premissa simples, Adam Wingard, que depois faria o polêmico live-action de Death Note, o desnecessário reboot de A Bruxa de Blair e o esforçado Godzilla vs Kong, coloca em Você é o Próximo (You’re Next, 2011) uma família reunida em um casarão no meio do mato (é claro), sendo atacada por três homens usando máscaras de animais.
O desenrolar da trama é bacana, até mesmo pela pequena reviravolta envolvendo a protagonista interpretada por Sharni Vinson, mas os poucos recursos mais atrapalham do que ajudam na hora das mortes. Algumas são notáveis, dignas do gênero, mas outras tantas são mascaradas por uma câmera terrivelmente trêmula, ou então com um enquadramento superfechado, o que impede a compreensão do que está acontecendo em tela – que é justamente o que o público quer ver: alguém sendo morto e como.
Porém, tudo tem seu lado positivo: não consigo deixar de pensar que Você é o Próximo, que é roteirizado por Simon Barrett, serviu de inspiração para um filme muito superior a ele em todos os aspectos (e mais divertido também): Casamento Sangrento, de 2019. O raro caso de quando alguém faz igual e melhor.
Me siga no Instagram: @bydouglasmct