Reserve seu hidromel para 2017

A mitologia nórdica pode ainda não ter alcançado a grega em representatividade no mundo pop, mas isso está com os dias contados. Em 2017 esse tema estará mais evidente ainda, sustentado em 4 grandes plataformas do entretenimento.

o novo kratos em god of war para ps4O universo dos jogos eletrônicos talvez seja o único lugar onde a mitologia nórdica é farta. No Brasil tivemos há muitos anos a febre Ragnarok Online, Age of Mithology e o carro chefe World of Warcraft da Blizzard. Um exemplo recente é Smite, distribuído no Brasil pela Level Up! em português. A fidelidade desses jogos variam, assim como o comparti. Mas o grande carro chefe, aquele que vende milhões de cópias e motiva jogadores a comprar um console apenas para poder jogá-lo, é o novo God of War para Playstation 4. O jogo vai trazer a revitalização necessária para a franquia, tanto na jogabilidade quanto no mundo onde habita, sendo confirmadamente agora os confins escandinavos. O lançamento ainda não está definido, mas sabe-se que não será em 2016. Falamos sobre o game aqui.

arte conceitual de hela em thor ragnarokNos cinemas temos alguns exemplos também. Beowulf já teve seus filmes, e os vikings são protagonistas em Como Treinar Seu Dragão (o terceiro filme chega em 2018, traidores…). Mas em 2017 Thor – Ragnarok dará o ar da graça em novembro, e esse tem tudo para ser o melhor filme dessa sub-franquia da Marvel Studios, onde o primeiro longa foi problemático (principalmente pelos momentos na Terra) e o segundo agradou (com muito mais tempo em Asgard). Já Ragnarok, o terceiro, deve ser rodado por muito mais tempo nos 9 mundos, consequentemente levando a mitologia nórdica (do ponto de vista da Marvel) a novos patamares no cinema.

poster da serie vikingsNa literatura fantástica, Rick Riordan (autor de Percy Jackson) já deu início à sua trilogia nórdica com Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que deve se encerrar no ano que vem. Mas a grande notícia nórdica literária para o próximo ciclo translacional da Terra é sobre Neil Gaiman. O autor de Sandman revelou que em fevereiro de 2017 chega ao mundo seu próximo livro sobre o tema, ainda sem título mas que irá envolver todos os nove reinos, gigantes, demônios, deuses como Thor, Odin, Loki, e Hel. Quem leu Deuses Americanos sabe da importância que possuem no desenrolar da história, sem contar que alguns já apareceram brevemente em Sandman.

No mundo viciante das séries de TV, o já citado Deuses Americanos de Gaiman ganhará sua adaptação no canal Starz, o mesmo de Spartacus. Mas o maior destaque nesse sentido vai para Vikings, série do canal History que terá em 2017 sua quinta temporada. Questões sobre lealdade e honra são constantes junto com uma aula sobre a história e estilo de vida nórdico, atrelado a um elenco incrível (Katheryn Winnick arrasa).

Recapitulando: God of War, Thor – Ragnarok, novo livro de Neil Gaiman e séries com Deuses Americanos e quinta temporada de Vikings. O hidromel está reservado, e que Odin seja louvado.

Comentários