Homem de Ferro 2008[ATUALIZADO 25/04/2018] QUEIMEI A LÍNGUA. AINDA BEM.

A Marvel Studios conseguiu estabelecer nos cinemas algo inimaginável: lançar dois filmes por ano (futuramente três) onde cada um faz parte de um universo maior, ao qual está intimamente interligado, ao mesmo tempo que desenvolve sua própria identidade. Na prática, foi o que presenciamos com os lançamentos de Homem de Ferro 1 e 2, O Incrível Hulk, Thor, Capitão América e, finalmente, Os Vingadores. Um dos motivos de tal sucesso pode ser explicado pela ousadia. Até o lançamento de Os Vingadores, ninguém tinha absoluta certeza sobre a viabilidade desse método, mas a Marvel soube jogar com as peças que tinha, visto que seus principais personagens estavam e estão com os direitos cinematográficos vendidos para outras produtoras, como Sony (Homem-Aranha), Fox (X-Men, Quarteto Fantástico) e Universal (filme solo do Hulk e Namor, que aparentemente teve seus direitos revertidos para a Casa das Ideias).

A essa altura do campeonato, todos já sabemos que é preciso muitas cagadas dessas produtoras para que os direitos sejam revertidos. A Sony por exemplo se antecipou ao retorno abaixo do esperado com Homem-Aranha (que mesmo assim arrecadava bem) para entrar num acordo com a Marvel. A Fox, por sua vez, vacilou e perdeu os direitos do Demolidor, da mesma forma que talvez perca os direitos do Quarteto Fantástico: fazendo filmes MUITO ruins. Filme ruim não dá lucro, o que impossibilita sequências.

Mas com os X-Men o papo é outro. Por mais que a cronologia esteja ridiculamente bagunçada, a franquia está certamente estabelecida no mercado comercial e mais filmes virão por aí, não tenha dúvidas.

Quarteto Fantástico (2015)Acontece que, para alimentar as esperanças de fãs que pedem “X-Men volta pra Marvel”, a grande maioria dos veículos de notícias pop sempre abordam a questão quando conversam com os principais atores de ambas as partes. Recentemente, a nova Tempestade Alexandra Shipp declarou querer fazer um filme com o Pantera Negra (pela ligação entre os personagens nos quadrinhos). A mais nova notícia inútil a respeito foi do elenco de Capitão América – Guerra Civil pedindo alguns mutantes para seus filmes. Até o Wolverine (Hugh Jackman) já entrou nessa onda.

Esqueçam! Na grande maioria das vezes os atores mal sabem sobre essas questões dos direitos dos personagens, no máximo de forma bem rasa, e uma vez que eles são questionados, raramente fogem da pergunta e afirmam que “seria muito legal” que ocorresse qualquer encontro que fosse, seja Vingadores com X-Men, Deadpool com Homem-Aranha, Wolverine nos Vingadores etc. Se for pra sonhar, prefiro alimentar esperanças de que o Quarteto Fantástico da Fox vai ficar um tempo de molho, até o prazo expirar. É um sonho crível.

X-Men – Apocalipse está em exibição nos cinemas. Leia nossa crítica aqui.

Comentários