TV Assembleia comemora 90 anos de Luiz Carlos Barreto com documentário especial

Em maio, o cineasta cearense Luiz Carlos Barreto comemora 90 anos, e a TV Assembleia presta uma homenagem a esse grande ícone do cinema nacional exibindo, sábado (12/05), às 19 horas, com reprise no domingo, às 22 hors, o documentário “Luz, Câmera e Barreto”. A produção, assinada pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia, mostra a vida e a trajetória profissional de Luiz Carlos Barreto, que foi fotógrafo, jornalista, roteirista, cineasta e produtor de grandes filmes – posição a que se dedicou a maior parte de sua vida.

Luiz Carlos Barreto começou no cinema em 1961, como co-autor do roteiro e co-produtor do filme “Assalto ao Trem Pagador”, dirigido por Roberto Farias. A partir daí ele iniciou uma série de grande produções. Têm também a sua marca “Terra em Transe”; “Vidas Secas”; “Memórias do Cárcere”; “Dona Flor e seus Dois Maridos”; “O Quatrilho” e “O que é isso companheiro?”.

Ao lado da esposa Lucy, detêm a marca da produção de mais setenta filmes brasileiros de curta e longa-metragens. Para os críticos da sétima arte, o Barretão é reconhecido com um dos principais nomes do chamado Cinema Novo, revolucionou o Cinema latino Americano.

Para gravar o documentário, o núcleo se deslocou até o Rio de Janeiro para colher depoimentos com o próprio Barretão – como é conhecido –  e de personalidades que fazem parte da história cinematográfica nacional. Entre elas, Glória Pires, Betty Faria, Cacá Diegues e Lucy Barreto (esposa do cineasta).  “Estar com eles no Rio e ouvir essa importante parte da história do nosso cinema foi emocionante” , afirma o roteirista e produtor Vinicius Augusto Bozzo.

A direção geral do documentário é de Angela Gurgel, que coordena o núcleo e também é responsável pela pesquisa musical e sonorização. A produção e edição do filme são assinados por Vinícius Augusto Bozzo. O videomaker Marcelo Alves fez a direção de fotografia; os videografismos são de Daniel Cardoso. O Núcleo de Documentários é composto ainda pelas jornalistas Ana Célia Oliveira, Arituza Timbó, Janaina Gouveia e Marina Ratis.