Olhos no Deserto estreia nesta quinta, dia 24 de maio, em São Paulo

Filme de Kim Nguyen mostra o amor através da tecnologia e das diferenças culturais

A descoberta do amor através dos “olhos” de um drone. Esta é a história de “OLHOS NO DESERTO”, de Kim Nguyen, que estreia nesta quinta-feira, dia 24 de maio. De um lado está Gordon (Joe Cole), nos Estados Unidos e, do outro, está Ayusha (Lina El Arabi) na África.

Gordon é um operador de robô de segurança em Detroit que cria uma relação com Ayusha, uma jovem do norte da África que está tentando escapar de seu noivado arranjado com um homem muito mais velho do que ela. Os dois se conhecem através de um “robô espião”, equipamento no qual utiliza para monitorar o oleoduto de sua empresa. A partir deste encontro virtual que Gordon se mobiliza com o problema de Ayusha e pretende fazer o possível para tentar ajudá-la a fugir e começar uma nova vida.

Para o diretor, o filme é um “devaneio utópico”.  “Ele fantasia sobre quebrar as paredes da tecnologia que nos separam de muitas maneiras. É também um conto moderno sobre como os humanos se esforçam para envolver-se uns com os outros nesse vasto mundo, que, às vezes, é tão pequeno e tão distante”, diz.

O longa teve estreia mundial no Festival de Cinema Venice Days e também foi exibido no Festival de Toronto em 2016. Kim Nguyen foi vencedor dos prêmios Genie de Melhor Direção e Canadian Screen Award de Melhor Roteiro Original por seu filme “A Feiticeira da Guerra”, em 2013. Já o protagonista Joe Cole participou das séries “Skins” e “Black Mirror”, além do Thriller “Sala Verde”. Em “OLHOS NO DESERTO”, Cole contracena com Lina El Arabi, atriz francesa também conhecida por “A Garota Ocidental” e pela série “Kaboul Kitchen”.

Sinopse

Uma história de amor pelos olhos de um drone. De um lado do mundo, no norte da África, há um deserto e um oleoduto sendo monitorado por um drone. Do outro, na América, Gordon, o operador do drone, vê as paisagens e as cenas captadas por ele. Assim, acaba fascinando-se por Ayusha, uma jovem prometida a um homem mais velho a quem não ama. Apesar da distância e de seus medos, Gordon fará tudo o que pode para ajudar Ayusha a escapar de seu destino.

Ficha Técnica

Gênero: Drama | Romance
Duração: 90’
Diretor: Kim Nguyen
Elenco: Joe Cole, Lina El Arabi, Brent Skagford, Faycal Zeglat, Mohammed Sakhi
Produção: Pierre Even
Produtores executivos: Jeff Sackman,  Marie-Claude Poulin, Sébastien Beffa, Nicolas Brigaud-Robert, Valéry Guibal, François Yon