IMAX vai diminuir o lançamento de filmes em 3D

A empresa não pretende abandonar o formato, e sim ter uma abordagem mais estratégica.

Em entrevista ao Hollywood Reporter, o CEO da IMAXGreg Foster, afirmou que a tecnologia 3D “não é mais o padrão”. O executivo afirmou que a empresa não pretende abandonar o formato, e sim ter uma abordagem mais estratégica.

IMAX lança cerca de 35 filmes por ano e a estimativa é que apenas entre 5 e 10 desses filmes sejam em 3D. “Ouvimos nossos parceiros dos cinemas”, justifica Foster, dizendo que a empresa continuará apoiando os cineastas que quiserem usar o formato.

Atualmente, 56% das exibições digitais no mundo são em 3D, comparados com apenas 39% nos EUA e Canadá. Falando o site, o analista da comScore, Paul Dergarabedian, sugere que a falta de qualidade das produções de Hollywood foi a responsável pelo declínio do formato:

A indústria estava empolgada no começo. Então vários filmes que não foram feitos originalmente em 3D foram convertidos para capitalizar a oportunidade, e acho que o público realmente percebeu a diferença. A qualidade não era a que deveria ser. E não só isso, mas o alto preço dos ingressos também dificultaram a cooperação

Grande responsável pela divulgação do formato, a franquia Avatar terá suas sequências em 3D, em um formato que não precisará mais dos óculos.