Canal Brasil tem quatro coproduções no IN-EDIT Brasil 2018

Fevereiros, Meu Tio e o Joelho de Porco, Ultraje e Adoniran – Meu Nome é João Rubinato fazem parte da programação do festival internacional de documentários musicais

De 7 a 17 de junho, acontece em São Paulo a 10ª edição do IN-EDIT Brasil, evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. Este ano, quatro coproduções do Canal Brasil serão exibidas no festival: Adoniran – Meu Nome é João RubinatoFevereirosMeu Tio e o Joelho de Porco e Ultraje – sendo que os três últimos estão em competição.

No domingo, dia 9, o diretor Rafael Terpins participa de uma sessão especial de Meu Tio e o Joelho de Porco, na Sala Olido. Após a exibição do filme, Luiz Thunderbird e Devotos de Nossa Senhora Aparecida fazem show-tributo ao Joelho de Porco. Na mesma sala, no dia 16, Marc Dourdin apresenta Ultraje e a sessão será seguida por um show do Ultraje a Rigor.

A partir do dia 02/07, o Canal Brasil vai exibir, sempre às segundas, à 0h15, a “Mostra In-Edit”, com filmes que foram destaque no festival em anos anteriores. Antes da exibição, o ex-titã Paulo Miklos revela curiosidades de cada filme.

COPRODUÇÕES CANAL BRASIL NO IN-EDIT 2018:

Adoniran – Meu Nome é João Rubinato
Diretor: Pedro Serrano
Brazil / 92 min. / 2018 / Portuguese
Sinopse: Adoniran Barbosa conquistou o Brasil com seu samba melancólico e “mal falado”. Boêmio convicto conheceu personagens pictóricos, cantou suas mazelas e encheu de poesia a periferia paulistana. Mas Adoniran era também um artista de mil faces. Na televisão, no cinema ou na rádio, ele deu vida a muitos personagens e foi um nome presente na cultura brasileira. Para contar sua trajetória, amigos, parentes, companheiros de trabalho e de copo dão suas versões de histórias que raramente coincidem, como o samba na casa do famoso “Arnesto”.
08/06 – 19h – CCSP
10/06 – 15h –CineSesc
13/06 – 19h30 – Matilha Cultural – Sessões com presença do diretor

Fevereiros
Diretor: Marcio Debellian
Brazil / 74 min. / 2017 / Portuguese
Sinopse: A relação entre Maria Bethânia e o carnaval é notória. Desde sua infância em Santo Amaro da Purificação (BA), a cantora sempre cultuou essa festa, que marcou sua formação. Em 2016, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira rendeu-lhe uma grande homenagem e acabou ganhando o título, após um jejum de 13 anos. Nesse processo, Bethânia recorda suas primeiras festas e também a importância da espiritualidade em sua vida.
09/06 – 19h – CineSesc – Sessão com presença do diretor
12/06 – 17h – Spcine Olido
16/06 – 16h – Matilha Cultural

Meu Tio e o Joelho de Porco
Diretor: Rafael Terpins
Brazil / 76 min. / 2017 / Portuguese
Sinopses: Rafael Terpins é sobrinho de Tico Terpins, integrante da banda Joelho de Porco e uma das figuras mais inquietantes da cena musical brasileira dos anos 1970 e 1980. Aqui, ele conta a relação que tinha com seu “tio roqueiro” e a trajetória artística e profissional de seu ilustre parente. Dos primórdios do grupo ao refúgio na publicidade, passando por momentos obscuros e a amizade com Zé Rodrix, o filme traz um visão ampla sobre Tico e a genialidade do personagem.
09/06 – 17h – Spcine Olido*
12/06 – 17h – CCSP
16/06 – 18h – Matilha
*Sessão com diretor Rafael Terpins. Após a exibição do filme, Luiz Thunderbird e Devotos de Nossa Senhora Aparecida fazem show-tributo ao Joelho de Porco, na Sala Olido.

Ultraje
Diretor: Marc Dourdin
Brazil / 92 min. / 2018 / Portuguese
Sinopse: Nos anos 1980, a banda Ultraje a Rigor invadiu as rádios, as TVs e a vida do brasileiro com seu rock bem humorado e recheado de críticas. Era fim da ditadura militar e época da campanha “Diretas Já”. Começava assim a trajetória de um dos nomes mais reconhecidos na cena musical nacional das últimas décadas. Neste documentário, o diretor Marc Dourdin faz uma panorâmica da carreira da banda e em especial de seu líder, Roger Moreira, com detalhes surpreendentes sobre a intimidade do grupo.
12/06 – 19h – Cinesesc -Sessão com presença do diretor
13/06 – 15h – CCSP
16/06 – 17h – Spcine Olido*
*Após a exibição do filme, a banda Ultraje a Rigor se apresentará na Sala Olido.