Canal Brasil | “Ônibus 174”, “Orestes” e “Garrincha” na Mostra Melhores Documentários da Crítica

NESTA SEMANA, “MOSTRA MELHORES DOCUMENTÁRIOS DA CRÍTICA” APRESENTA “ÔNIBUS 174”, “ORESTES” E “GARRINCHA — ALEGRIA DO POVO “

Nesta segunda-feira, dia 16, o Canal Brasil segue com a “Mostra Melhores Documentários da Crítica”, que estreou no último dia 02. A seleção reúne 18 das 100 produções eleitas pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como as melhores de todos os tempos. Nesta semana, os destaques são: “Ônibus 174”, “Orestes” e “Garrincha — Alegria do Povo”.

“ÔNIBUS 174” (2002) (118’)
Horário: Segunda-feira, dia 16, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: José Padilha
Sinopse: Premiado como melhor documentário nos festivais do Rio e de São Paulo, o filme de estreia do cineasta José Padilha retrata um dos episódios mais marcantes da violência urbana brasileira: o sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro.

“ORESTES” (2015) (94’)
Horário: Terça-feira, dia 17, às 19h
Classificação: 12 anos
Direção: Rodrigo Siqueira
Sinopse: Escolhido como melhor documentário pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o documentário de Rodrigo Siqueira usa um júri simulado e uma série de sessões de psicodrama para investigar como a ditadura militar deixou marcas profundas nas narrativas oficiais e na subjetividade dos brasileiros.

“GARRINCHA — ALEGRIA DO POVO” (1963) (61’)
Horário: Quarta-feira, dia 18, às 19h
Classificação: Livre
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Sinopse: O documentário traça o perfil do mais famoso ponta-direita do futebol brasileiro. Garrincha teve a vida registrada enquanto sua carreira ainda estava no auge. Jogador do Botafogo do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, o craque foi um dos principais responsáveis pela conquista de duas Copas do Mundo (1958 e 1962).