Canal Brasil homenageia Nelson Pereira dos Santos

Para homenagear o cineasta Nelson Pereira dos Santos, morto em 21/04, o Canal Brasil exibe, no próximo sábado, dia 28/04, uma programação especial. A partir das 19h45, vão ao ar os filmes Fome de Amor (1967) e A Música Segundo Tom Jobim (2012), assinados por ele; e o curta-metragem Nelson Filma – O Trajeto do Cinema Independente no Brasil(1971), em que Luiz Carlos Lacerda discorre sobre os primeiros anos da carreira do diretor. O canal vai exibir também uma edição especial do “Cinejornal” com entrevistas, trechos de filmes e depoimentos de personalidades do cinema brasileiro sobre a obra e o legado deixados por Pereira dos Santos, um dos maiores nomes da sétima arte nacional.

Homenagem a Nelson Pereira dos Santos:

19h45 – Fome de Amor (1967) (74’)
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Leila Diniz, Arduíno Colassanti, Irene Stefânia, Paulo Porto, Manfredo Colassanti
Sinopse: Mariana e Felipe decidem ir morar na ilha que Felipe diz ser dele. Lá, encontram Ulla, esposa do verdadeiro proprietário da ilha, Alfredo. O encontro entre os casais faz surgir relações de ódio e sexo.
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama

21h – Cinejornal (2018) (26’)
Direção: Erika Rodrigues
Apresentação: Simone Zuccolotto
Sinopse: O programa faz um passeio pela carreira do cineasta Nelson Pereira dos Santos, trazendo uma entrevista concedida à Simone Zuccolotto, na qual ele fala sobre o Cinema Novo e a relação de suas obras com a literatura.
Classificação: Isento
Gênero: Jornalístico

21h30 – Nelson Filma – O Trajeto do Cinema Independente no Brasil (1971) (11’)
Direção: Luiz Carlos Lacerda
Sinopse: A obra de Nelson Pereira dos Santos guia o documentário, que traça o caminho percorrido pelo Cinema Novo e aborda as questões levantadas pelo cineasta durante as filmagens de clássicos do Cinema Brasileiro.
Classificação: Livre
Gênero: Documentário

21h45 – A Música Segundo Tom Jobim (2012) (85’)
Direção: Nelson Pereira dos Santos, Dora Jobim
Sinopse: O filme registra a história de um dos maiores nomes da MPB: Antônio Carlos Jobim. A parceria com Vinicius de Moraes e a influência da música clássica em sua obra são temas do documentário.
Classificação: Livre
Gênero: Documentário