AS BOAS MANEIRAS | Confira trailer do filme vencedor do Festival do Rio, que chega dia 7 de junho

AS BOAS MANEIRAS é uma fábula de horror e fantasia que parte do envolvimento de duas mulheres de mundos opostos. Clara (Isabél Zuaa) é uma enfermeira da periferia de São Paulo contratada para ser a babá do filho que Ana (Marjorie Estiano) está esperando. Uma noite de lua cheia provoca uma inesperada mudança de planos e Clara assume a maternidade de uma criança diferente das outras.

Filmado em São Paulo e Barueri, o longa de Juliana Rojas e Marco Dutra, também autores do roteiro, tem fotografia do português Rui Poças (O OrnitólogoMorrer Como Um HomemTabuAquele Querido Mês de Agosto, Zama), montagem de Caetano Gotardo (diretor de O Que Se Move e montador de Trabalhar Cansa) e direção de arte de Fernando Zucollotto (Trabalhar CansaUm RamoTrópico das Cabras). Guilherme e Gustavo Garbato (Quando Eu Era Vivo) assinam a direção musical do filme, além de serem autores da trilha e das canções junto com Juliana e Marco.

AS BOAS MANEIRAS foi realizado com incentivos da Lei do Audiovisual, através do Fundo Setorial do Audiovisual/BRDE; ANCINE; BNDES; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/SABESP; SPCine / Secretaria Municipal de Cultura e Globo Filmes. O longa também teve apoio do MRE/Itamaraty. A coprodução com a França foi viabilizada com parcerias do CNC – Centre National du Cinema et de L’Image Animée, do Canal + e da ZDF/ARTE.

SOBRE OS PRÊMIOS

AS BOAS MANEIRAS foi exibido pela primeira vez no Festival de Locarno, ano passado, onde recebeu o Leopardo de Prata, segundo prêmio mais importante do evento, concedido pelo júri oficial sob a presidência do diretor Olivier Assayas. Desde essa data o filme tem sido premiado em muitos dos festivais pelos quais passou: no L’Étrange Festival, em Paris, ganhou o prêmio do público. Em Austin, os diretores receberam Menção Especial do júri oficial do Fantastic Fest, considerado lá o mais importante evento de cinema do gênero, e no Biarritz Amérique Latine, mais uma Menção Especial. No Festival de Sitges, Espanha, o longa ganhou o Prêmio da Crítica e a atriz Isabél Zuaa recebeu Menção Especial do júri. E no Festival do Rio, foi consagrado com seis prêmios: Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Atriz Coadjuvante para Marjorie Estiano, Melhor Fotografia para Rui Poças, Prêmio Felix para Melhor Longa de Ficção LGBT, Prêmio Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) para Melhor Filme e o Prêmio Petrobras de Cinema, para apoio na distribuição. O filme também recebeu Menção Honrosa no Films From the South Festival em Oslo, o prêmio de Melhor Imagem no X Janela Internacional de Recife, Prêmio do Júri e Prêmio da Crítica em Gérardmer e Melhor Performance (Zuaa) e Melhor Performance Coadjuvante (Estiano) no Zinegoak em Bilbao. O longa tem distribuição garantida em mais de 15 territórios ao redor do mundo. Em março, estreou comercialmente na França, com mais de 60 cópias.