Para os amantes de games é sempre um desespero quando aquele jogo que você ama é adaptado para o cinema. Existe um momento inicial de euforia mas logo nos lembramos das péssimas adaptações que já vieram antes e nos desanimamos, esperando o pior. Com o lançamento do trailer do novo Tomb Raider, vamos listar alguns filmes baseados em jogos que não são tão ruins assim.

7. Prince of Persia

Resultado de imagem para prince of persia movie

O filme com Jake Gyllenhaal adapta o clássico jogo que teve remakes famosos no Playstation 2. O longa não tem nada de extraordinário mas acaba se tornando uma “Sessão da Tarde” divertida com boas cenas de ação e trazendo o conceito da ampulheta do tempo encontrada nos jogos. Algumas cenas de ação até emulam “chefes” do jogo quando o personagem para uma luta mais grupal para focar em um inimigo mais forte.

6. Hitman

Resultado de imagem para hitman movie 2007

Apesar de ser um filme de ação bem genérico e bem longe da ideia de infiltração do jogo original, Hitman acaba sendo uma boa diversão sem cérebro para ver num dia preguiçoso. A persona do Assassino 4 criada por Timothy Olyphant acaba sendo até melhor do que o personagem original que tem uma personalidade bem sem graça.

5. Resident Evil

Resultado de imagem para resident evil movie 2002

Outro filme que segue bem diferente do jogo que deu origem ao longa. Pegaram uma mansão e transformaram ela num laboratório super high tech da Umbrella. Apesar disso, o primeiro Resident Evil é um bom filme de zumbis que traz todos os clichês de uma forma bem feita, com momentos divertidos e tensos. Depois a franquia desanda completamente, mas o primeiro filme traz elementos legais que homenageiam a franquia original.

4. Mortal Kombat

Um jogo com ideia e história absurda de filme de kung-fu da Band só poderia gerar um filme com ideia absurda de filme de kung-fu da Band. O filme de MK consegue ser tão fiel à história do jogo que o torna um filme B bem estranho. De toda forma, o longa merece palmas pela coragem de adaptar muito bem a obra original mesmo fazendo com que gerasse algo difícil de ver hoje em dia. Talvez a maior contribuição desse filme seja aquela música que permeou todas as academias dos anos 90 e até hoje ainda serve de hino da franquia.

3. Warcraft

Resultado de imagem para warcraft movie

Eu fui ver Warcraft sem conhecer muito da franquia além do que eu tinha visto em Hearthstone. Saí do cinema bem confuso sobre o número de nomes, personagens e conceitos que o diretor-fã colocou na tela de forma exagerada e irresponsável. Os humanos do filme são totalmente ignoráveis, eles vivem e morrem e você não se importa. Mas o grande mérito do filme foi fazer orcs super bem feitos e críveis, você deseja que o filme fosse só sobre os orcs, além disso o longa ainda traz umas cenas de batalha legais e divertidas.

2. Final Fantasy

Resultado de imagem para final fantasy the spirits within

Quem vivei ali no início dos anos 2000 deve lembrar da mídia que girou em torno desse filme inspirado na série Final Fantasy. O grande marketing do filme é que ele era feito todo digitalmente com uma qualidade impressionante e era realmente verdade, até hoje algumas cenas são bem bonitas. O grande problema do filme foi ser vendido como um Final Fantasy e trazer um filme de sci fi até bem decente, não é nada muito incrível, mas foi vendido errado e acabou sendo um fracasso.

1. Silent Hill

O nosso primeiro lugar fica com um longa que conseguiu melhor adaptar a ideia do jogo original e ainda fazer um filme de terror psicológico e gore bem interessante. Misturando conceitos de diferentes jogos da franquia, Silent Hill conseguiu pegar bem a estética de terror japonesa e adaptar para um filme hollywoodiano com bons conceitos e um final bem desesperador. Toda a ideia da cidade que vira ao avesso quando dá o sinal e a coragem do filme de abraçar o bizarro sem querer explicar muito fazem dele ainda a melhor ( ou a menos pior ) adaptação de jogos que temos por aí.

Comentários