Outubro geralmente é o mês com mais lançamentos de terror, e apesar do dia das bruxas não ser comemorado oficialmente no Brasil, por que não comemorar com uma boa noite de filmes do gênero? Filmes divididos em segmentos que podem ser interligados ou não, as antologias de horror são opções perfeitas para reunir os amigos e assistir numa noite de Halloween. Elas costumam agradar o público em geral justamente por não serem cansativas, já que em boa parte das vezes os curtas que as constituem são de diferentes diretores, podendo também, divergir muito em estilo. Essas pequenas histórias sortidas, com um rápido desfecho, permitem que qualquer um se divirta com pelo menos alguns dos segmentos apresentados.

1. Southbound (2015)

Cinco histórias mórbidas que se cruzam numa estrada desértica, onde viajantes são confrontados por ameaças desconhecidas. Uma mistura de horror antológico com Road movie, Southbound deixa um clima intenso de suspense e mistério ao longo de seus segmentos. Produzido pela mesma equipe de V.H.S. (2012), outra interessante antologia, os diretores não apelaram para explicações fáceis sobre a ameaça que persegue os protagonistas, deixando muitos aspectos a livre interpretação. Os 5 segmentos do filme são interligados pela ambientação e pela cronologia, apesar de apresentados de forma não linear, abordando temas que incluem seitas satânicas, horror sobrenatural, criaturas sinistras e assassinos perversos.

2. Tales of Halloween (2015)

Dez contos praticamente independentes, com apenas algumas menções entre personagens e compilados pelo fato de todos se passarem na véspera do Halloween. Boa parte das histórias se passa no subúrbio dos EUA e contam com a presença desde fantasmas e demônios até monstros, serial killers, crianças macabras e alienígenas. Com alguns segmentos ótimos e outros medianos, o filme tem para terror todos os gostos desde o gore ao mais sutil. Contando ainda com participações especiais de grandes diretores do gênero como John Landis (diretor de Um Lobisomem Americano em Londres), Joe Dante (diretor de Grito de Horror e Gremlins), Tales of Halloween garante uma divertida e descompromissada noite de dia das bruxas.

3. Creepshow (1982)

Neste clássico roteirizado por Stephen King e dirigido pelo saudoso George Romero (A Noite dos Mortos Vivos), um jovem garoto encontra uma HQ chamada Creepshow numa noite de dia das bruxas e os 5 contos bizarros que ela contém são narrados como segmentos do filme. O elenco conta com destaques como o consagrado Leslie Nielsen (Apertem os cintos o piloto sumiu e Corra que a polícia vem aí) num papel inusitado porém incrivelmente bem executado de um assassino psicopata, além da imperdível atuação do próprio Stephen King (foto abaixo) como um caipira que acaba entrando em contato com forças extraterrestres. Repleta de referências a clássicos do gênero, a produção conta ainda com ótimos efeitos práticos comandados pelo mestre Tom Savini. Creepshow é um típico filme para se divertir com os amigos e ao mesmo tempo entrar em contato com a produção de grandes mestres do horror, os temas variam de serial killers e mortos vivos a alienígenas e insetos assassinos.

4. Holidays (2016)

Os segmentos desta antologia são inspirados em datas comemorativas dos Estados Unidos, que claro, incluem o Halloween. No entanto, o curta inspirado no dia das bruxas é o mais fraco do filme, onde se destacam principalmente os segmentos “Páscoa”, com uma representação macabra e ousada de figuras mitológicas e “Dia dos Pais”, com sua ambientação misteriosa e trama reflexiva.  Com alguns curtas bem perturbadores e outros até filosóficos, os diretores dão uma releitura surpreendente às datas festivas, entregando desde um horror mais explícito até tramas misteriosas que misturam elementos pagãos e mitológicos.

5. Contos de dia das bruxas (2007)

O filme desta lista que melhor transmite o espírito de Halloween! Apresentados de forma não linear e até mesmo simultânea em alguns casos, os segmentos deste longa se passam todos numa mesma cidade durante a celebração do dia das bruxas. Explorando as lendas de Halloween, a produção apresenta tramas cheias de reviravoltas que envolvem desde lobisomens, psicopatas a criaturas malignas como carismático personagem da foto abaixo que tinha tudo para ser lançado como um ícone do terror.  Com desfechos surpreendentes e engenhosos, as histórias fazem ainda referências a clássicos do gênero, entregando a mistura ideal de diversão e horror perfeita para uma bela noite de dia das bruxas.

Comentários