3 filmes de Akira Kurosawa para você assistir

Neste dia 23 de março de 2017, o grande cineasta Akira Kurosawa completaria 107 anos. Falecido em 1998, seu legado na história do cinema é algo difícil de ser mensurado ou quantificado, uma vez que ele influenciou ao longo da carreira a grande maioria dos diretores que veneramos hoje como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e George Lucas na criação de Star Wars.

Sendo assim, selecionamos à seguir três obras de Kurosawa para que você aproveite e descubra (ao menos um pouco) o tamanho da importância desse diretor para a indústria, seja ela qual for.

Yojimbo, o Guarda-Costas (1961)

A história se passa em 1860 e se baseia na chegada de um ronin a uma cidade que sofre com a guerra entre duas gangues. O protagonista se aproveita de sua perspicácia para levantar dinheiro e, ao mesmo tempo, livrar a cidade das gangues rivais, ora associando-se a um grupo, ora associando-se a outro, tirando proveito da situação e manipulando-os, devido ao despreparo estratégico dos dois grupos, que é demonstrado através de diversas cenas satíricas durante o filme.

Parece uma sinopse do clássico western Por Uns Dólares a Mais, dirigido por Sergio Leone com Clint Eastwood, certo? Acontece que um inspirou o outro. Além disso, Yojimbo concorreu a prêmios como Oscar e Festival de Veneza.

Os Sete Samurais (1954)

Esse clássico de Akira Kurosawa inspirou o saudoso Sete Homens e Um Destino (que por sua vez ganhou um remake recentemente com estrelado elenco). A história conta basicamente uma aldeia sofrendo com abusos de mais de 40 bandidos, onde seus aldeões representantes decidem contratar ronins para protegê-los contra a próxima investida do grupo.

A Fortaleza Escondida (1954)

Esse filme rendeu a Kurosawa o prêmio de melhor direção no Festival de Berlim além da indicação de melhor filme. Mas o grande feito desse longa foi ter inspirado George Lucas na criação de Star Wars, principalmente pela técnica de contar o filme pela visão de dois personagens coadjuvantes (no caso, C-3PO e R2-D2).

A história conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi que fogem da destruição causada por uma batalha. No caminho, eles encontram um general que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. Os camponeses passam a acompanhar o general e a princesa, pensando em roubar o ouro.