Historietas Assombradas – O Filme é capaz de agradar crianças e adultos com personagens carismáticos, mensagens interessantes e pitadas de humor negro

Historietas assombradas (para ciranças malcriadas) é uma série de animação brasileira produzida por Victor-Hugo Borges. A série foi baseada num curta homônimo, ganhador de diversos prêmios em festivais, e suas duas temporadas (2013 e 2015) foram sucesso de audiência no Cartoon Network, sendo, durante esse período, a série nacional que mais obteve audiência no canal. Voltada para o público infantil e pré-adolescente, a animação conta a história de Pepe, um garoto de onze anos (de feições não muito humanas), que mora com sua “avó”, uma velha bruxa, e trabalha para ela como entregador de artefatos e poções mágicas. Os produtos criados por ela, levam Pepe, seu cão Ramirez, e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentarem monstros, espíritos e toda espécie de criatura sobrenatural, incluindo a Loira do Banheiro, a Morte e até o próprio Diabo.

Ambientada numa atmosfera de terror, e fazendo referências à clássicos do gênero, a animação consegue ainda abordar de forma muito perspicaz questões sociais importantes como papéis de gênero e quebras de estereótipos, além de sempre ressaltar a importância da amizade e do trabalho em equipe, tudo isso ainda com pitadas de humor negro.

Em 2017, Historietas Assombradas – O Filme foi lançado em circuito restrito, sendo exibido em alguns festivais, incluindo o Festival do Rio. O filme é um prelúdio da história da série, e explora o passado de Pepe, o acompanhando numa jornada com seus amigos em busca da real história sobre seus verdadeiros pais. O enredo do filme não é muito original ou surpreendente, mas o carisma dos personagens sustenta bem a história e consegue manter a atenção do espectador, com destaque para a personagem da “avó” do Pepe, que tem as tiradas mais engraçadas da animação. Por ser um prelúdio, a história é fácil de entender mesmo para quem não acompanhava a série, e para quem a acompanhava, o filme traz algumas revelações surpreendentes sobre a história de alguns personagens.

Alguns momentos podem parecer cansativos durante às 1h 30min do longa, mas em geral a narrativa apresenta um ritmo bom. O humor negro continua presente, com situações que misturam bem o grotesco e o cômico.  O longa conta ainda com uma cena musical interessante, mas não muito marcante. Em contrapartida, a trilha sonora está muito bem aplicada e é muito eficiente em ambientar as cenas sinistras da aventura do protagonista. A dublagem também está excelente, com destaques para Charles Emmanuel (Pepe), Nádia Carvalho (Vó) e Guilherme Briggs (Corvo/Pai do Pepe).

Com uma ambientação de terror, personagens carismáticos e um humor peculiar, Historietas Assombradas – O Filme é um ótimo programa para a família, e uma excelente oportunidade para apreciar o longa metragem baseado em uma das animações nacionais que mais se destacaram nos últimos anos.  Apesar da distribuição restrita nos cinemas, o filme já está disponível em algumas plataformas de streaming.

Comentários