Se Beber, Não Ceie traz o humor consagrado no YouTube para a plataforma de streaming

Estamos em época de festas, e a cena clássica da família se reunindo para compartilhar seus últimos momentos do ano vigente ganhou um acompanhamento nesse resto de 2018. Especial de Natal – Porta dos Fundos chegou na Netflix emulando o formato consagrado da franquia “Se Beber, Não Case” para a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Com esse especial, se combate um pouco o estigma de que o que nasce no YouTube não é tão bom fora dele. É interessante que a liberdade maior da Netflix resulte numa espécie de esquete alongada, trazendo temas já abordados pelo próprio grupo em seu canal como religião e homossexualidade. Outras tentativas não foram tão bem sucedidas, como a mudança de formato do programa Zorra Total da Rede Globo (que passou a ser produzida no formato de esquetes, muito por conta do sucesso do Porta dos Fundos) há alguns anos.

Encarar como uma versão alongada do conteúdo já consagrado do Porta dos Fundos, no entanto, não é em nenhum momento algo cansativo. Os 40 minutos de duração passam rápido se você for fisgado pela despretensiosa história. Alguns acontecimentos bíblicos são subvertidos aqui em prol do humor, e o exemplo mais bacana disso é a traição de Judas (sem spoilers aqui).

O formato de bebedeira+ressaca aplicado na santa ceia funciona bem, mas em alguns momentos há uma preocupação muito grande em se manter na fórmula, tirando um tanto da autenticidade da proposta, como no caso do tigre no cômodo ao lado e o desaparecimento de um dos personagens. Talvez não precisasse ser tão igual assim à comédia de Todd Phillips. Fábio Porchat está muito bem como Jesus Cristo, assim como todos os apóstolos estão muito bem representados em cada ator, com destaque para o já citado Judas (Gregório Duvivier) e Tomé (Antonio Tabet).

Já que o Natal passou, por que não assistir em família no Réveillon? Só não vale se for uma profundamente cristã, daquelas que se ofendem com qualquer coisa envolvendo sua fé. Fora isso, Especial de Natal – Porta dos Fundos é uma opção bacana de humor na Netflix, principalmente se você não for tão chegado nos inúmeros stand-up estrangeiros da plataforma.