Filme de Makoto Shinkai é um lindo romance dramático com elementos de Ficção Científica

O fenômeno mundial Your Name (Kimi no na Wa) chegou à Netflix a pouco tempo e felizmente essa obra ficou mais acessível para ser consumida e apreciada como uma ótima obra de arte que ela é.

Your Name é um filme de animação japonesa que conta a história Mitsuha, uma jovem que mora em uma cidadezinha tradicional do interior do Japão e Taki, um garoto que mora em Tokyo e tem uma vida bem atribulada. Com a chegada de um cometa que passará pela Terra, os dois personagens claramente diferentes trocam de corpo dia sim, dia não. Eles agora vão ter que aprender a viver com suas diferenças e conhecer mais um do outro.

Resultado de imagem para your name

O primeiro bloqueio que Your Name pode ter em muita gente é o fato de ser um Anime, eu mesmo tenho muito preconceito e ressalvas com esse estilo de animação mas fui ver por ouvir falar bem e por me interessar pelo tema. Caso você seja como eu que tem uma certa resistência a animes, recomendo ir fundo e embarcar na experiência. O filme já se inicia com um número musical que lembra uma abertura de anime mas não se deixe enganar, o longa possui muitos poucos maneirismos de animações japonesas. Se não gostar de dublagem japonesa, recomendo inclusive a assistir com a dublagem brasileira que está bem competente.

O primeiro detalhe que salta os olhos no longa é sua qualidade artística de traço e animação. Os cenários são lindamente bem detalhados e em vários momentos estilos diferentes se misturam na tela, indo de uma animação tradicional, passando por um estilo de pintura mais tradicional e até usando bem recursos em 3D. Quando vamos para animação o longa surpreende com uma qualidade incrível e gostosa de ser assistida. O filme, por se tratar de um drama, não possui momento de ação épicos, mas a arte do longa surpreende por tornar ações simples do dia-a-dia em coisas lindas isso, inclusive, faz todo sentido com o roteiro. Mitsuha e Taki mudam de corpo e viajam para realidades completamente diferentes das suas vidas, por isso cada comida, caminhada ou interação social é diferente e especial. Toda essa magia de visitar um mundo comum mas mágico é representada em sua arte.

Resultado de imagem para your name

A beleza da arte do filme só pode ser combatida com a qualidade do roteiro do mesmo. Your Name pega um clichê de troca de corpos e consegue trazer novidades e boas viradas de roteiro para esse estilo de filme. O longa não trata o expectador como burro, na verdade ele te confunde de propósito em diversos momentos. O primor narrativo aqui é que o expectador se vê no lugar dos protagonistas, muitas vezes confuso sobre quem eles são no momento e em qual corpo eles estão agora, isso é uma ferramenta narrativa poderosa e divertida de acompanhar. O diretor Makoto Shinkai dirige o filme belamente, com um ritmo perfeito e uma história que só cresce a cada minuto que passa.

Quando o filme mistura a arte com esse belo roteiro o filme brilha demais. Principalmente em pequenos detalhes sobre postura e modo como os personagens se comportam como estão no outro corpo. Algo muito bem executado é a comunicação gestual dos personagens quando estão com o corpo trocado, é muito perceptível ver um garoto com movimentos e maneirismos de garota e vice-versa.

Resultado de imagem para your name

Apesar de não curtir muito música japonesa, a trilha sonora do filme é belíssima. Toda a trilha incidental e cantada é produzida pela banda de J-Rock Radwimps. Os temas do filme e como a trilha é encaixada nos momentos é muito emocionante. Eu não gosto muito da abertura que lembra um Anime de TV mas dentro do filme as músicas funcionam muito bem.

O único problema que vejo no longa é que ele não é bem claro quanto as regras que regem os fatos mágicos do filme. O fenômeno é, de certa forma, explicado com uma mistura do mistério do cometa e também de alguns elementos da cultura tradicional japonesa. A verdade é que as regras funcionam para que o roteiro dê certo e isso não é realmente um problema muito sério, visto que o foco do filme são os personagens e suas interações. Mas me tira um pouco da imersão que os elementos mágicos mudem suas regras para satisfazer o roteiro.

Resultado de imagem para your name

Your Name é um belíssimo anime que consegue inovar em um tema tão batido de troca de corpos, um filme que emociona e empolga com coisas simples de cotidiano e interações pessoais. O longa tem um roteiro que não trata o expectador como burro e traz umas ótimas reviravoltas impactantes. A qualidade da animação é absurda e só completa o primor narrativo do longa. Super recomendado.

Comentários