O documentário “Aldeia do Saber”, produção do Núcleo de Documentários da TV Assembleia Ceará, chega à França. A película será exibida na 13ª edição do festival “Brésil en Mouvements”, que reúne documentários sobre questões sociais e ambientais no Brasil. O festival será realizado de 27 setembro a 1º de outubro, no cinema La Clef, um dos mais antigos cinemas de Paris.
O vídeo conta a história de uma família da Tribo Tapeba que começou uma escola em baixo de um cajueiro para os pequenos índios daquela comunidade. Ainda nos anos 90 e que com muita luta e perseverança conseguiram estruturar essas escola que hoje é ferramenta fundamental na preservação da cultura e costumes dos Tapeba.
A coordenadora do Núcleo, Angela Gurgel, assina o roteiro do filme, ao lado do videomaker Marcelo Alves, que dirigiu a produção. A montagem também é de Marcelo com Vinicius Augusto Bozzo. A direção de fotografia e imagens são de Nilson Filho, sound design e mixagem de Paulo Tomé.
O “Brésil en Mouvements” (em português “Brasil em Movimentos” – BEM) é um festival de documentários sobre o Brasil na França. Organizado pela associação Autres Brésils desde 2005, é um convite para questionar e compreender a sociedade brasileira e criar laços entre ambas os países.
Patrocinado

Comentários