Com o lançamento de Mãe!, de Darren Aronofsky, muitas pessoas estão saindo transtornadas do cinema sem entender direito as mensagens e metáforas do filme. Felizmente, hoje temos a internet para sanar essas dúvidas, mas antigamente era bem mais difícil entender a real mensagem de alguns filmes, ou até mesmo o tema principal de um longa. Juntamos alguns filmes para rachar sua cabeça, fazendo você os assistir mais de uma vez para entender.

1. Amnésia

Resultado de imagem para memento

Amnésia (Memento no original) já começa com uma estrutura narrativa bem não usual. O filme todo é de traz para frente, você assiste a última cena da história e vai vendo o que aconteceu até chegar ali em ordem não-cronológica. No filme, o personagem principal tem perda de memória recente e nos sentimos como ele, sempre não sabendo como ele chegou ali, indo descobrir só depois na cena seguinte. Como se não bastasse essa narrativa maluca, o filme ainda tem uma trama confusa de crime e vingança, misturando a história do personagem principal com outra de alguém com a mesma condição. No final da primeira vez que você assiste, ainda fica em dúvida sobre quem é quem no final.

2. Fonte da Vida

Resultado de imagem para the fountain

Outro filme do diretor de Mãe!, Fonte da Vida possui 3 linhas temporais: uma delas mostra um conquistador espanhol na América Central, a segunda mostra Hugh Jackman enfrentando o câncer de sua mulher e finalmente o mesmo personagem viajando pelo espaço enquanto se alimenta da árvore da vida e segue rumo à Xibalba. O longa possui diversos elementos religiosos e da cultura maia e todo o mistério e magia do longa permeia por essa árvore da vida, presente nas três histórias. A dificuldade fica nessa relação entre as histórias e principalmente perto do final, que o filme abraça o bizarro.

3. Cidade dos Sonhos

Resultado de imagem para mulholland drive

Com o título original de Mulholland Drive, o longa super esquisito de David Lynch parece um arremendo de cenas e linhas do tempo confusas misturadas em um filme. A trama acompanha a vida de uma jovem artista em Hollywood e sua amante misteriosa, tudo isso com um assassinato rodeando a história. Apesar de parecer aleatório, o filme possui uma linha do tempo específica que foi bagunçada e existem alguns códigos narrativos que precisam ser interpretados para o total entendimento do longa.

4. Donnie Darko

Resultado de imagem para donnie darko

Um jovem clássico cult. Donnie Dark é um jovem problemático que recebe a visita de um cara vestido com uma fantasia de coelho esquisito e acaba tendo premonições do futuro, mais precisamente que o mundo vai acabar em alguns dias. Infelizmente, o autor da obra meio que estragou a mesma falando demais sobre ela e lançando uma versão do diretor revelando todas as regras em que aquele mundo funciona e destruindo qualquer possibilidade dos espectadores criarem teorias e ideias próprias sobre a trama. Vendo essa versão do diretor fica bem mais fácil de entender o filme.

5. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Resultado de imagem para 2001 space odyssey

Provavelmente o mais poético, esquisito e profundo dessa lista. O filme do mestre Kubrick mostra diferentes linhas temporais da humanidade, desde a era das cavernas até um futiro onde a viagem à Jupiter é possível. O único elemento que permanece é um estranho monólito possivelmente responsável pelo intelecto humano avançado. Os longa funciona como uma coletânea de pequenos curta-metragens dentro dele que conversam entre si culminando em um dos clímax mais estranhos e abertos à interpretação da história do cinema, sendo discutido até hoje, quase 50 anos depois.

 

Comentários