2020 – Japão Submerso (Japan Sinks: 2020), último trabalho lançado com a direção de Masaaki Yuasa, que chegou em 2020 pela Netflix, está competindo no Festival de Animação de Annecy em 2021 (via ANN).
No caso, o primeiro episódio do anime, intitulado de “O inicio do fim” está concorrendo na categoria de “Filmes para a TV”. A produção também acabou sendo compilada em um filme animado ainda em 2020, com adaptação no áudio e imagem para os cinemas do Japão.
Iniciado em 1960, o festival de Annecy é um dos mais importantes e antigos festivais de animação do mundo. Ano passado, o evento foi inteiramente on-line, devido à pandemia causada pela Covid-19. E neste ano, todos os cursos, palestras, mesas, exibições e premiações também deverá acontecer on-line, celebrando o 60º aniversário do evento, que é realizado na França.
O anime foi produzido pelo estúdio Science Saru (Kimi to, Nami ni Noretara) e mostra a história de uma família japonesa que precisa sobreviver após o Japão sofrer com uma série de terremotos massivos que ameaçam destruir não somente as cidades, mas fazer com o que país suma do mapa – leia a nossa crítica sobre a animação.
Yuasa é conhecido por seu trabalho nas animações de Devilman Crybaby, Keep Your Hands Off Eizouken! e Ride Your Wave, e 2020 – Japão Submerso é a primeira adaptação em anime do livro de ficção científica escrito por Sakyo Komatsu.